O que chamamos de métricas de vaidade, na verdade são um conjunto de informações que são coletadas e possuem um acompanhamento profissional, porém elas não são relevantes para tomadas de decisões estratégicas ou não tem alta relevância para o seu negócio.

métricas de vaidade

Métricas em geral é um assunto que está sempre em pauta no marketing, principalmente quando em redes sociais, existem indicadores que são essenciais para saber como está sua estratégia, e alguns números podem confundir alguns profissionais que estão começando nesse mundo.

Nesse momento, temos o risco de confundir métricas realmente importantes, que nos indicam o caminho correto ou o momento de mudar a direção da rota, com as métricas de vaidade. Você vai descobrir muito em breve porque ela possui esse nome e entender um pouco mais sobre ela.

Métricas de vaidade: O que são?

Podemos dizer que as métricas de vaidades são informações que são coletadas e acompanhadas por uma equipe profissional, porém não auxiliam em tomadas de decisões, como outras métricas e indicadores. Mas isso não quer dizer, que elas não precisam ser monitoradas e analisadas.

Significa apenas que só por elas não é possível indicar como está o andamento da sua estratégia de marketing, ainda é preciso analisar outras métricas e indicadores para conseguir um resultado confiável. Principalmente se envolver uma modificação na estratégia.

Muitas empresas estão aderindo às redes sociais, o que realmente muito necessário, visto que todos estão cada vez mais conectados, e a presença das empresas se torna primordial para o sucesso do negócio. Porém, criar simplesmente ter uma rede social e patrocinar anúncios sem que exista um objetivo, não leva a lugar nenhum.

Existem pessoas que criam uma campanha no Google ADS por exemplo, mas não sabe quais são as métricas relevantes para acompanhamento ou quanto dinheiro é possível perder. Nas redes sociais, como o Facebook não é tão claro identificar quanto de dinheiro de fato está sendo perdido, diferente do ADS.

Se você traçou o objetivo de vender x produtos, o que a quantidade de curtidas em postagem no Facebook pode te ajudar a acompanhar esse objetivo? Nesse caso, em nada, logo a métrica de vaidade seria a quantidade de curtidas.

Métricas de vaidade: Quais são?

Lembre-se, chamamos de métricas de vaidade aquelas que não te auxiliam na tomada de decisão, que não te direcionam para nenhum lugar. Logo, qualquer informação que não te motive ou indique uma necessidade, podemos considerar como uma métrica de vaidade.

Existem métricas de vaidade que possuem seu valor, mas não podem te oferecer uma clareza de visão estratégica quanto as outras, e por isso não podem ser consideradas como indicadores de um determinado projeto.

Existem diversas métricas que podem ser consideradas como importantes, mas não passam de vaidade, como por exemplo a quantidade de seguidores, pois não dá te uma direção. Exemplos clássicos de métricas de vaidade:

  • Quantidade de corações no Twitter

No momento em que eu te perguntar: “Como está indo sua campanha patrocinada no Facebook?”. Uma possível resposta, até a mais comum por sinal, é que está indo muito bem, conseguimos um número x de likes. Chegou o momento da segunda pergunta: “O que você fez com essa informação?”

A reação na postagem pode indicar que o usuário gostou do título da postagem, da imagem que foi utilizada, mas não necessariamente indica que ele está acompanhando seu conteúdo, se identifica com as suas postagens.

Essa informação simplesmente não dá subsídio suficiente para que seja possível tomar uma decisão. O que a torna uma métrica perigosa, pois ela parece que vale algo, mas na verdade, é uma informação vazia.

  • Downloads de aplicativos

Se coloca na posição de alguém que criou um aplicativo para smartphone e deseja vende-lo, certamente será realizado um esforço muito grande para muitas pessoas façam o download. Mas será que apenas o número de downloads é o suficiente, como métrica.

Nesse cenário, uma métrica interessante seria quantos desse número x de downloads teve faturamento ou que realizam a assinatura. Pois nesse caso, você entenderia que x% das pessoas que fizeram download compraram a assinatura e o faturamento envolvido e o restante preferiu a gratuidade.

Outro número relevante é o custo de transação para empresas, e no momento da desinstalação destrói esse número. Agora se você pensar que é um aplicativo recém lançado no mercado, o número de downloads é um indicador que precisa ser acompanhado.

  • Quantidades de cliques

A métrica referente a quantidade de cliques ela parece ser bem interessante, porém dependendo da forma em que ela for analisada, pode se tornar uma métrica de vaidade. Essa é uma interessante quando você tem interesse em descobrir se está conseguindo atrair pessoas para seu blog, anúncio ou o que você projetou.

Essa métrica para ser utilizada com qualidade sem se tornar uma vaidade, precisa ter um objetivo por trás do seu uso, por exemplo: Tenho um blog novo e desejo saber estou conseguindo atrair pessoas até minha página. Ela pode ser utilizada com sucesso.

Agora se você está usando essa métrica para avaliar a quantidade de cliques sem levar em consideração a taxa de conversão e/ou tempo de permanência, você não consegue ter uma informação precisa, e com isso fica sem direção. Agora, se agregar o número com as métricas citadas, você consegue descobrir se está direcionado o visitante para outra página ou não tem um erro na expectativa da sua chamada.

Métricas de vaidade no Instagram

O Instagram era uma rede social que se media através da potência que uma postagem ou página possuía através dos likes nas fotos/vídeos que eram publicados no perfil. Porém tais informações, sempre foram métricas de vaidade, pois são números que não davam uma informação útil para um propósito, como vender produtos.

Com a recente polêmica da retirada do número de curtidas em uma postagem, criou um grande reboliço na mídia digital, uma vez que a quantidade de curtidas era um indicativo para novas páginas, além de contribuir para conquista de patrocínios ou entender se houve compra de curtidas.

Mesmo com as recentes mudanças e suspensão de contas por conta de compra de likes e seguidores, ainda sim, isso ainda pode ser observado em algumas contas. O Instagram possui diversas métricas de vaidade, porém sem a contagem de curtidas por postagens.

Outro tipo de ilusão que o Instagram pode criar é o aumento de seguidores em um número alto, imagina se da noite para o dia você ganha 15.000 seguidores, sendo que a sua margem diária é de 10. O que realmente aconteceu? Existem duas possibilidades: Gestão de serviço ou compra de seguidores.

A Gestão de serviço indica que você está ganhando seguidores que estão engajados com o seu conteúdo e realmente tem interesse em acompanhar suas postagens, não veio através de compra de likes, apenas para gerar números. Mas não se engane, em um serviço verdadeiramente engajado, pelo menos em novas páginas, não acontece um aumento tão fora da curva.

Quais métricas são realmente relevantes para o marketing digital?

Agora que você já entendeu o que são e quais as métricas de vaidade, podemos entender quais são as métricas interessantes para que você consiga acompanhar a evolução do seu negócio. Todo o investimento realizado em campanhas precisa ser analisados.

Para que o cálculo de ROI seja bem feito, algumas métricas devem ser levadas em considerado, desde que tenha um objetivo bem definido para sua campanha, veja algumas:

  • Taxa de conversão para as campanhas: Para comprovar o retorno de uma campanha do Google ADS, é necessário ter métricas que possam indicar o seu resultado. Campanhas que atraem tráfego e cliques, mas estão convertendo? Entendemos como conversão alcançar o objetivo traçado anteriormente, se for a finalização de uma venda ou a assinatura de um newsletter. Uma campanha tem como principal objetivo, é a geração de oportunidades, principalmente quando estamos tratando do segmento B2B.
  • Quantidade de visitas: Essa métrica indica a quantidade de pessoas que fizeram visita ao site, independente de quantas vezes for feita. Os novos visitantes que fazem com acrescente na métrica, não visitas que estão retornando. Uma página recebe 1 visitante que recebeu 8 visitas, logo, a apenas 1 visitante que realmente conta.
  • Conversão no funil de vendas: Quando um visitante assina seu newsletter ou baixa um e-book e forneceu dados que valem ouro, ele já está no seu funil de vendas. Nesse momento é preciso identificar em qual etapa do funil ele se encontra, para que seja possível ofertar um novo conteúdo, para que ele se movimente em seu funil de vendas.

Conclusão sobre as métricas de vaidade!

É importante conhecer as métricas de vaidade bem como observá-las, e se for necessário, utilizar a métrica de vaidade em conjunto com outras para auxiliar na tomada de decisão. Lembrando que apenas a métrica de vaidade sozinha, não te ajuda a tomar decisões relevantes.

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