Apesar da semelhança em seus nomes, as estratégias de remarketing e retargeting são diferentes e precisam ser analisadas cuidadosamente para escolher aquela que se adeque melhor ao seu modelo e estratégia de negócios. Aplicar a estratégia correta para o seu modelo de negócio pode trazer inúmeras vantagens.

Entender as suas diferenças e peculiaridades é a melhor forma para que você consiga aplicar corretamente em seu negócio, para que dessa forma, você consiga se tornar mais competitivo perante os seus concorrentes. A abordagem ao cliente também possui diferença em cada uma das estratégias.

Qual a diferença entre as estratégias de remarketing e retargeting?

Para ficar mais simples o entendimento das duas estratégias (remarketing e retargeting), podemos falar de um modo genérico, o remarketing faz uma representação de uma forma de inovar a forma de abordar o cliente sendo em um segundo impacto. Resumindo: É a estratégia de demonstrar o produto de uma forma diferente em uma segunda tentativa, em uma forma de tentar obter a venda.

Já a estratégia de retargeting, tem um propósito bem diferente, que é mirar o público-alvo em questão e relembrar o objeto que está em seus sonhos, ou seja, o objeto de desejo, que o cliente já demonstrou de alguma forma estar interessado, seja produto e/ou serviço.

Para ficar mais claro a diferença entre as estratégias, o remarketing possibilita a nova oportunidade de compra de um determinado produto e/ou serviço, já o retargeting relembra aquela oferta que ele se interessou, mas que por algum motivo ele deixou para trás.

A partir dessas diferenças, já é possível concluir que escolher a estratégia errada para o seu modelo de negócios, pode significar um verdadeiro “tiro no pé”, pois cada estratégia tem seu nicho, para que ela possa desempenhar corretamente o papel esperado.

Entendendo os conceitos das estratégias de remarketing e retargeting

Agora que você já entendeu as diferenças entre cada uma das estratégias, chegou o momento de entender os conceitos e a forma de utilização mais indicada para cada uma delas. É importante que você estude o conceito das duas, para que fique mais simples a sua aplicação.

Começando pelo remarketing, pense em um e-commerce de roupas, normalmente as pessoas visualizam diversos produtos, colocam no carrinho e depois, por motivos variados, abandonam esse carrinho. O cliente pode ter gostado do produto, mas ele não finalizou a sua compra.

Ao visitar uma página que está com a tag de Remarketing Google ADS, você visualizará os banners do site que foi visitado em todos os parceiros da Rede de Display do Google, como: Uol, Portais entre outros. Todos os sites que utilizam o AdSense para realizar a monetização exibirão os banners.

O remarketing pode ser realizado em forma de cupom de desconto para finalizar a sua compra, uma vantagem exclusiva para a próxima compra, oferta de frete grátis entre outros atrativos que fazem o cliente lembrar pela segunda vez do produto em questão. O principal objetivo é que a venda seja convertida e o usuário se torne cliente da loja.

Já o retargeting, é uma forma de interagir com uma determinada marca através dos anúncios. Ainda utilizando o exemplo de e-commerce, quando o site está totalmente configurado, com os cookies devidamente instalado no navegador, é possível que a marca te encontre novamente. Já reparou que quando você pesquisa um determinado produto, e em seguida, inicia a navegação no Facebook, você visualiza alguns anúncios referentes ao produto pesquisado. Se trata da estratégia de retargeting em ação.

O Retargeting tem um impacto muito maior no grupo Facebook (Instagram, Facebook e parceiros), no momento em que visita um site com o pixel do Retargeting, você visualizará os banners do site que foi visitado, porém dentro das redes sociais, principalmente daqueles que são parceiros do Audience Network do Facebook.

Qual o momento certo para utilizar as estratégias de remarketing e retargeting?

Agora que você já entendeu as diferenças das estratégias de remarketing e retargeting bem como a aplicação de cada uma delas em um cenário fictício, porém realista, chegou o momento de entender qual o melhor momento para utilizar cada uma das estratégias, para que você obtenha os melhores resultados de acordo com a sua estratégia geral de marketing. Confira a seguir:

Estratégia de remarketing

  • Aumentar a quantidade de visitas;
  • Aumentar a taxa de conversão do site;
  • Realizar a promoção da marca;
  • Aumentar a quantidade de inscrições para um determinado canal ou para um newsletter.

Estratégia de retargeting

  • Aumentar o tempo que o usuário permanece no site;
  • Relembrar o cliente de uma oferta em potencial;
  • Melhorar a visão da marca por parte do cliente, aumentando a competitividade perante os concorrentes.

Se bem executadas, as estratégias de remarketing e retargeting, podem alavancar o ROI das campanhas patrocinadas, atingindo as metas estabelecidas com sucesso e com resultados muito positivos.

Cabe lembrar que não existe uma fórmula para aplicação de cada uma das estratégias de marketing, é importante uma avaliação criteriosa das estratégias e direcionamento da marca, para que seja possível escolher a estratégia mais adequada, porém você não precisa se prender a esse parâmetro, você tem a possibilidade de utilizar as duas estratégias, de forma controlada e bem planejada, para que os resultados sejam positivos.

Descubra como ter sucesso nas estratégias de remarketing e retargeting!

Você sabia que apenas 3% dos visitantes de um e-commerce finalizam as suas compras na primeira visita. Esse é um dado oficial divulgado pelo Google ADS, que visa a partir dessa informação demonstrar a importância da aplicação correta das estratégias de marketing.

Cada vez mais se torna essencial ter novas opções para atrair o cliente para mais perto da sua marca, seja com uma oferta interessante para que ele possa realizar uma nova visita, aumentando as probabilidades de conversão de vendas e possível fidelização de um cliente.

A oferta de produtos está muito grande no mercado, o que justifica um número tão alto de falta de conversão de vendas no primeiro acesso a um e-commerce. Para que a sua marca consiga um destaque perante os seus concorrentes, é importante que ele conheça o seu público para que seja possível traçar a sua estratégia.

Existem determinados grupos que são atraídos mais por ofertas do que por frete grátis, já outros são atraídos justamente por uma oferta de frete grátis, outros já tem interesse em uma próxima compra, logo um cupom de desconto para a próxima compra seja mais interessante. Já existe um outro grupo que são conquistados por anúncios. Por isso, o passo mais importante é conhecer seu público, para que seja possível no próximo passo determinar a estratégia mais adequada.

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