Ter um site de nicho se tornou uma fonte rentável de negócios. A busca por abocanhar uma fatia do grande mercado digital cresce todos os dias e as possibilidades são muitas.
Entretanto, se a demanda e a oferta são boas, por que ainda há pessoas que não conseguem se sobressair nesse segmento do mercado? Simplesmente porque para desenvolver um site de nicho é preciso ter a habilidade de enxergar todos os processos que o levarão ao sucesso.
Como criar um site de nicho de sucesso
Assim como a criação de uma empresa física, as estratégias de criação para um site de nicho exigem conhecimento técnico e de mercado, além de uma boa dose de criatividade e discernimento para escolher as melhores opções de caminho.
O primeiro passo é a escolha do nicho. O fator mais importante que deverá ser avaliado nesse passo é o volume de buscas pelo nicho que você está interessado. Determinar se um nicho é atraente e especificar as maneiras existentes para monetizá-lo são fundamentais para o sucesso do site.
Você deve avaliar se há um público-alvo relevante que possui uma necessidade bastante pontual contribuindo para que você possa decidir se o que você quer expor em seu site poderá suprir tal necessidade.
A pesquisa por assuntos que estejam em destaque na mídia no momento também é uma ferramenta válida na tomada de decisão do nicho de seu site. Optar por hobbies, fitness, comida e até produtos que já são sucesso comprovado de vendas são ótimas opções.
A importância da análise à concorrência
Analisar a concorrência é um ponto de extrema importância na criação de um site de nicho. Fazer parte de um nicho altamente lucrativo pode não significar nada se a concorrência é insuperável.
Para que tenha lucro, seu site de nicho deve poder figurar na primeira página do Google, preferencialmente nas três primeiras posições. Portanto, use esse parâmetro para comparar seu site ao site da concorrência.
Quanto mais minuciosa for a análise da concorrência, maiores suas chances de lançar um site de nicho de sucesso. Essa análise é feita por meio de ferramentas importantes, porém, é possível dizer que há alguns sinais que indicam se a concorrência para um determinado nicho é alta ou baixa.
Em linhas gerais, blogs ou sites que são hospedados gratuitamente no WordPress e Blogspot são alimentados por pessoas que não têm um conhecimento embasado sobre o nicho de seus sites.
Além disso, um profissional que sabe o que está falando, investe em um designer para que seu site seja facilmente navegável e também apresente um conteúdo importante que gere menções e backlinks de qualidade para o seu site de nicho.
Portanto, ao realizar sua pesquisa sobre o nicho desejado e perceber que as primeiras posições do Google são preenchidas por sites nas circunstâncias descritas acima, tenha certeza que a concorrência daquele nicho é baixa.
Colocando o plano em prática
A próxima etapa envolve planejamento das palavras-chaves que determinarão o potencial de visitas que o seu site de nicho terá. Além disso, é necessário alinhar o todo o branding do site para receber seus clientes.
Uma vez que o plano seja executado, chegou a hora de utilizar as ferramentas de monitoramento para acompanhar e comprovar se a teoria bateu com a realidade.
É monitorando o volume de visitas, as palavras-chaves e o ranqueamento do seu site de nicho que você poderá avaliar se seu plano foi bem executado e se o seu trabalho receberá uma remuneração justa.
Ter um site de nicho bem planejado e executado à perfeição possibilitará um maior número de conversões.
Criar sites é uma opção boa hoje em dia, com wordpress é bem fácil.