A segurança de seu site é um assunto delicado. Com o aumento dos registros de crimes cibernéticos, manter a segurança do internauta deve ser uma das prioridades de qualquer empresa ou marca.
O vazamento de dados é perigoso e pode colocar a reputação de uma empresa em risco. A confiança de seus clientes pode ser destruída e todo o seu trabalho de fortalecimento de marca será perdido.
Para dificultar ainda mais a ação de criminosos virtuais, separamos cinco dicas que vão aumentar a segurança de seu site. Veja abaixo.
1. Mantenha seus sistemas sempre atualizados para aumentar a segurança de seu site
Parta do princípio que empresas como Microsoft ou Apple também são impactadas negativamente com a ação de criminosos.
Por esse motivo, elas possuem equipes de engenheiros de segurança e tecnologia que trabalham ininterruptamente para inibir as invasões.
O objetivo do trabalho dessas equipes é estar sempre um passo à frente dos criminosos. Portanto, quando uma atualização é enviada aos usuários, é para que o sistema fique blindado contra ataques virtuais.
Daí a importância de manter os sistemas operacionais e de segurança sempre atualizados e nas versões originais.
2. A segurança de seu site também depende da atuação de suas equipes
Um clique em um link suspeito por alguém de suas equipes e pronto. O estrago está feito.
É muito importante estabelecer regras para uso da internet e e-mails, além de manter as equipes atualizadas em relação aos novos golpes online.
Todo seu esforço e investimento em segurança pode se perder pela ação impensado de um colaborador desavisado.
3. Troca frequente de usuários e senhas
Nessa mesma linha, enfatizamos a importância de trocar senhas e usuários frequentemente.
Pensando na rotatividade de colaboradores e na quebra de senhas fáceis de serem descobertas, a troca frequente garante que seu sistema ganhe força extra na segurança.
Para garantir que uma senha seja forte, certifique-se de que ela seja aleatória, evitando datas comemorativas, placas de automóveis, etc. Além disso, senhas com mais de 10 caracteres são recomendáveis.
O fator mais importante para garantir a força de uma senha é nunca reutilizar senhas. As combinações são infinitas e, assim, é desnecessário e muito perigoso reutilizar uma senha antiga.
4. Invista na criptografia para aumentar a segurança de seu site
Hoje a criptografia exerce um papel importante no combate aos crimes virtuais. Por isso, investir nessa tecnologia pode lhe poupar problemas.
A criptografia codifica todas as interações entre a empresa e os clientes. As informações são embaralhadas e somente poderão ser decifradas por um servidor específico.
O SSL (Secure Socket Layer) é o sistema mais comum e mais básico para aumentar a segurança de seu site.
5. Procure por vulnerabilidades em seu sistema
Uma das maneiras mais eficazes para garantir a segurança de seu site é executar testes para procurar vulnerabilidades em seu sistema.
As empresas podem utilizar testes automáticos ou manuais para verificar a segurança de seu site. A blindagem de sites é um dos testes mais confiáveis e executados na atualidade.
Quando um site utiliza esse serviço, recebe um selo de “Site Blindado”, garantindo a segurança dos internautas e aumentando a confiabilidade da navegação.
Dica bônus: faça backup do sistema
Para não correr o risco de ter o trabalho de anos deletado em segundos, realize backups do sistema pelo menos uma vez ao dia. Crie essa rotina para garantir a segurança de seu site.