Muitas pessoas acreditam que um conteúdo de qualidade é sinônimo de um conteúdo longo, mas, na verdade, uma coisa nada tem a ver com a outra. Obviamente há muitos exemplos de conteúdos longos de excelente qualidade, mas o que queremos deixar claro é que qualidade não está atrelada à extensão.
Média de tempo de atenção
Devido ao excesso de informação que nos bombardeia diariamente, as pessoas possuem pouco tempo – e paciência – para sentarem e lerem um conteúdo muito extenso, mesmo que ele seja de ótima qualidade.
Estudos realizados pelas empresas de tecnologia, como o Google e a Microsoft, já publicaram resultados de várias pesquisas em que comprovam que o tempo de atenção média de uma pessoa online é de cerca de 8 segundos.
Isto significa que uma pessoa pode até tentar ler um conteúdo longo e absorver o que leu, mas as distrações estarão mais propensas a acontecerem.
Conteúdos mais curtos e relevantes
Entretanto, de nada adianta um conteúdo, seja ele extenso ou curto, que não entregue valor ao leitor.
Portanto, o objetivo deste texto é mostrar que mesmo os conteúdos mais curtos, mas que entreguem relevância e valor ao leitor, são eficazes na propagação e no fortalecimento de sua marca.
Não é mágica, é pesquisa!
Obviamente, não há uma fórmula que garanta que seu conteúdo será bem aceito pela sua audiência, tampouco pode-se atribuir o sucesso das postagens de sua marca à sorte. O que existe é o conhecimento profundo das necessidades e desejos de seu público-alvo.
Sendo assim, veja abaixo que tipo de conteúdo pode ser considerado de boa qualidade.
Conteúdo confiável e de fontes seguras
Um conteúdo somente desempenha seu papel com excelência se ele é confiável e traz informações e soluções seguras à sua audiência.
Para que isso aconteça, é preciso que sua marca saiba quais são as necessidades reais de seu público e o ensine a lidar com situações ou usar um produto. Mas, atenção, é importante dar dicas que funcionem e que aumentem a qualidade de vida de seu leitor.
Atender e – por que não – exceder as expectativas de seus clientes é um dever!
Facilite o acesso à informação
Sua audiência quer facilidade de acesso à informação, por isso, observe para que seu conteúdo alcance o leitor de forma simples e rápida.
Conteúdos em que o leitor precisa realizar uma série de cliques para acessar são rapidamente abandonados e, pior, esquecidos.
Objetividade é tudo
Não faça rodeios. Seu cliente quer ler informações diretas e objetivas, pois o que ele mais deseja é solucionar o seu problema. Sendo assim, evite enrolações durante o desenvolvimento de seu conteúdo e evite informar o cliente sobre coisas que ele já sabe.
Destaque-se com conteúdo de qualidade
Observe os locais onde sua audiência está buscando por informações e empenhe-se em comunicar o mesmo, mas de forma inovadora.
A concorrência no mundo digital está cada dia mais feroz e, por isso, se tornou fundamental ser criativo e inovador para se destacar e chamar a atenção de seu público.
No entanto, é preciso ter responsabilidade na hora de inovar. Aliás, criatividade e inovação somente são bem-sucedidas quando realizadas de acordo com pesquisas sobre sua audiência. Converse com seu público e seus colaboradores para descobrir o que o seu público está buscando e em que formato esta informação é mais bem aceita.
Conteúdos mais curtos, porém, feitos com qualidade e combinados com criatividade e inovação podem alavancar sua marca e fidelizar sua audiência. Aproveite nossas dicas!