Você já parou para pensar como o Google encontra tantas informações em um espaço de poucos segundos? Como é possível ter uma base tão grande, mesmo com criação de sites em todo momento? Pois a resposta para isso é justamente o GoogleBot.

Googlebot

Esse é um conceito bastante complexo que, em suma, é um mecanismo robotizado responsável por encontrar sites e indexá-los ao Google. Ou seja, de rastreá-los e colocá-los na base de dados que o pesquisador usa para elencar respostas às buscas.

Para entender como esse mecanismo funciona, sua importância e como é possível melhorar seu site para fins de reconhecimento do GoogleBot, continue lendo e confira tudo sobre a ferramenta abaixo.

O que é GoogleBot?

Esse é um programa de computador que age na qualidade de robô e que está presente em um conjunto de computadores Google.

Eles se prestam à reconhecer a existência de novos links que ainda não estão nas bases do pesquisador, assim como eventuais erros nos já indexados.

Eles são mantidos em várias instâncias conjuntamente, afinal são bilhões de sites e o Google é o maior pesquisador moderno, contando com 90% das pesquisas. Por isso, ele deve se manter sempre atualizado e apresentando resultados de qualidade.

Esse tipo de programa também é conhecido como crawler ou spider. Cada navegador possui o seu. No caso do GoogleBot, ele trabalha de forma a revisitar as páginas que já estão indexadas.

Ao fazê-lo, analisa duas coisas: a primeira é reconhecer se há algum erro na página, como quebra do link original e, assim, relata eventuais problemas. Em segundo lugar, reconhece novos links dentro deste site e os visita a fim de colocá-los na base Google.

GoogleBot

Entenda um pouco mais sobre GoogleBot

Quando isso ocorre, não há chances de que a sua página apareça nos resultados de pesquisa dentro deste buscador, que é o mais importante no mundo todo. Ou seja, minam-se as possibilidades de sucesso do site.

Esse bot, aliás, analisa algumas informações. São elas: URL, título do conteúdo, Alt text, conteúdo e outras informações relevantes, como presença de imagens, descrição e outros pontos essenciais de uma página.

Portanto, veja que o GoogleBot seleciona as informações que, posteriormente, terão análise pelo próprio Google para fins de elencar os primeiros resultados. Eles condizem a elementos de SEO, por exemplo, sobre os quais falaremos mais abaixo.

O que é preciso ter em mente, desde já, que estar sob o foco deste indexador é crucial para sua página. Igualmente, ter as principais informações, desde logo, para que a otimização nos resultados de busca ocorra.

Conheça os critérios de ranqueamento

Conforme apontamos acima, esse robô do Google funciona de modo a reconhecer novas páginas. Ao fazê-lo, então, elenca algumas informações que terão influência no ranqueamento de resultados de busca.

Por exemplo, considere que você trabalha com a produção de peças de cerâmica artesanais.

Uma busca com termos “loja cerâmica artesanal”, então, poderá mostrar seu site dentre os principais resultados desde que algumas estratégias de marketing digital tenham sido aplicadas para reconhecimento do robô.

Conheça, dessa maneira, quais são os elementos que o bot do Google considera para fins de reconhecimento de uma página e disponibilização de dados para o ranqueamento.

Antes de o fazermos, contudo, vale uma ressalva. Em verdade, são cerca de 200 critérios que têm análise pelas variantes do bot do Google. Por isso, apresentaremos apenas as principais

Ranqueamento SEO

Palavra-chave

Quem trabalha com marketing digital já está cansado de saber que o uso de palavras-chave é essencial para o ranqueamento no Google. Contudo, também é preciso entender que o bot de indexação também as considera e tem critérios especiais.

Por exemplo, em caso de excesso de repetição de uma palavra-chave, ou uso de recursos para escondê-las (consideradas antiéticas pelo buscador), ele pode sinalizar a necessidade de punição no ranqueamento.

De outra forma, quando esse tipo de recurso tem uso correto, o bot reconhece quais são os temas relacionados ao seu site. Para isso, então, é essencial que haja qualidade de conteúdos, bem como uso de boas palavras-chave.

Imagens

É crucial que haja a adição de imagens junto aos conteúdos, independentemente se eles forem apenas de vendas ou relacionados a um blog de apresentação do produto. Contudo, isso não é suficiente.

Ao analisar um novo link, o GoogleBot reconhece a presença de uma imagem e se certifica que outros elementos estão presentes. Eles são o Alt text (descrição da imagem) e a legenda.

Saiba que isso é crucial para que o robô entenda que esse site também apresenta conteúdo que possa ter apresentação na aba do Google Imagens.

E, não duvide: isso aumenta em muito o acesso aos seus conteúdos, pois a natureza humana exige muito da impressão visual.

Além disso, não se esqueça de indicar a fonte, caso use imagens de terceiros ou mesmo de bancos livres de fotos. Em caso contrário, o bot do Google pode reconhecer um plágio e puni-lo no ranqueamento.

Meta Tags

Outro elemento importante para o reconhecimento do seu site pelo indexador do Google e a boa classificação das suas informações para posterior ranqueamento é o uso de Meta Tags. Esse é um dos tantos elementos de análise do bot.

Elas se referem às tags especiais que determinam o título e a descrição de um conteúdo. É crucial que você deixe claro do que está falando e isso ocorre ao intitular cada um dos conteúdos que têm compartilhamento no seu site.

Além disso, eles também devem acompanhar uma descrição de alguns caracteres que adiantem parte do assunto. Esse conteúdo, aliás, está disponível abaixo do título da página na apresentação de resultados.

Assim, são parte essencial da atração do público e do ranqueamento pelo buscador.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre o GoogleBot, não deixe de conferir se a sua página segue esses requisitos.

Com isso você aumenta suas chances de sucesso e de aumentar os seus acessos.

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