É bem provável que você já tenha compreendido o papel fundamental de uma rede social. Mas você sabe o que é uma rede social corporativa e como ela difere do outro tipo?
Assim como acontece nas redes sociais, uma rede social corporativa é uma plataforma online que agrega profissionais, clientes, parceiros e fornecedores para que possam socializar entre si, como o próprio nome sugere.
As redes sociais corporativas não costumam ser abertas para indivíduos que não fazem parte das organizações, o que possibilita um ambiente muito mais propício à integração entre os vários setores de uma mesma empresa.
O objetivo de uma rede social corporativa é tornar as relações profissionais menos engessadas e mais informais. Os usuários criam um perfil e o preenchem com informações profissionais e pessoais, se assim desejarem, e, a partir daí, trocam informações e ideias com seus colegas de trabalho.
Como a rede social corporativa pode contribuir para a expansão da empresa
Ao agrupar todos que fazem parte dos processos corporativos da sua empresa no mesmo ambiente virtual, você dá espaço para que a comunicação interna e externa da empresa se torne mais clara e eficiente.
Problemas são resolvidos de maneira mais rápida e eficaz, por exemplo, e há espaço para sugestões e críticas que podem resultar em melhorias, além de dar espaço às inovações, não apenas no setor, mas também dentro da própria empresa.
Ademais, a participação do cliente na rede social corporativa permite que um atendimento ainda mais personalizado, incentivando a fidelização ao seu produto e, consequentemente aumentando as vendas online, e contribuindo para aumentar o nível de confiança na relação com a empresa.
Melhores práticas nas redes sociais corporativas
Dentre as melhores práticas nas redes sociais corporativas, estão:
- Publicação de conteúdos relacionados ao segmento ou à própria empresa, cuja finalidade é manter todos os participantes da rede social corporativa por dentro das principais novidades do setor, das notícias sobre a própria empresa ou até a repercussão de alguma ação de marketing específica.
- Formação de grupos de discussão para cada equipe. Por exemplo, um grupo de Brainstorming pode reunir membros de uma equipe para discutir ideias a respeito de um assunto específico ou um novo projeto. Já um grupo de CRM 2.0 pode tratar dos assuntos relacionados à satisfação dos clientes, apontando dúvidas frequentes e soluções para as situações mais recorrentes.
- Criação e divulgação de eventos da empresa para incentivar a participação dos colaboradores e promover uma relação mais estreita com a própria organização, além de incentivar o engajamento e o comprometimento.
- Comunicados gerais e mensagens instantâneas. A rede social corporativa é uma maneira eficiente e atualizada de substituir as antigas “intranets”, rede interna de mensagens.
A rede social corporativa também precisa de critérios de uso
É importante que o objetivo da criação e implantação de uma rede social corporativa na empresa seja bem estruturado para que ela seja utilizada com critério.
Para que todos a utilizem com bom senso e usufruam dos benefícios que elas proporcionam, será necessário instruir a todos – gestores, colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes -, sobre como usá-la adequadamente.
A rede social corporativa deve seguir a cultura da empresa e servir como uma ferramenta de união e engajamento entre todos.