Site em WordPressApesar de sites em WordPress serem cada vez mais populares pela eficiência e amplitude de recursos para os usuários, ainda há muitas dúvidas a respeito desta plataforma.

Dessa forma, o intuito deste texto é elucidá-lo quanto ao seu uso e quais as vantagens que o WordPress oferece aos seus usuários. Acompanhe.

WordPress: blog ou site?

Muitos conhecem o WordPress por meio dos blogs que, além de serem esteticamente agradáveis, são, também, eficientes e fluidos quanto ao desempenho. No entanto, a utilidade do WordPress vai além da blogosfera: hoje a plataforma é utilizada ao redor do mundo como um competente gerenciador de conteúdo e base para sites igualmente bonitos com recursos que fomentam a interação, otimizando a visibilidade.

Quais as vantagens em se usar um site em WordPress?

Site para empresasComo mencionado, um site pessoal ou corporativo ganha ainda mais beleza e funcionalidade quando feito no WordPress. Contudo, estas não são as únicas vantagens que os usuários da plataforma podem usufruir. Confira abaixo outras vantagens do WP:

  • Plataforma gratuita: o WordPress é uma plataforma Open Sourceque pode ser usada para uma série de objetivos. O WordPress não requer licença e não está vinculado a nenhum desenvolvedor e pode ser utilizado por todos.
  • Interface simples, fácil e organizada: a plataforma é muito intuitiva e com apenas alguns cliques, você tem um site personalizado e muito eficiente. É uma economia real de tempo e dinheiro.
  • O WordPress já é otimizado para o uso de técnicas de SEO. Como recurso adicional, o WP ainda permite a instalação de plugins que turbinam os elementos para um melhor ranqueamento nos motores de busca.
  • Códigos acessíveis: o WordPress concede liberdade aos usuários que têm um conhecimento um pouco mais profundo sobre os códigos. Estes podem ser alterados para deixar o site ainda mais funcional e personalizado.
  • Plataforma para trabalho em equipe: o WordPress permite, ainda, a inserção de vários colaboradores com diferentes funções para que possam editar e colaborar com a arquitetura e conteúdo do site.
  • Design responsivo e funcional.

Diferença entre wordpress.org e wordpress.com

Muitos desconhecem as diferenças entre o wordpress.org e wordpress.com, mas é tudo muito simples. Enquanto o primeiro é o local em que o usuário pode baixar o software, seus plugins e templates, o segundo representa o serviço de hospedagem dos sites e blogs da plataforma do WP.

A equipe do próprio WP utiliza o wordpress.org para publicar atualizações, notícias, disponibilizar novos temas, entre outros. Já no wordpress.com o usuário pode criar e hospedar seu blog ou site gratuitamente.

Vale lembrar que os blogs e sites criados pela versão gratuita do WordPress ganham a seguinte URL: nomedosite.wordpress.com.

Os plugins do WordPress

O WordPress oferece uma variedade muito ampla de plugins para que sejam utilizados pelos usuários. É possível afirmar que há um plugin para quase todas as funções que o usuário desejar instalar em seu site, possibilitando um grau máximo de personalização. Veja abaixo alguns dos plugins mais populares e mais úteis da plataforma:

  • W3 Total Cache (gratuito): aumenta a velocidade de carregamento do seu site.
  • WordPress SEO (byYoast – gratuito): um dos melhores plugins para otimização do seu site.
  • Google Analytics (byYoast – gratuito): para mensurações e trackings.
  • Flare (gratuito): o melhor plugin para compartilhamento em redes sociais.
  • ContactForm 7 (gratuito): permite a inserção de uma área simples e funcional para contato em seu site.

 

Os sites em WordPress são sites completos e equipados com a melhor ferramenta para gerenciamento de conteúdo, recursos para potencializar sua personalização e aumentar sua visibilidade no mundo online. Aproveite para deixar o seu site pessoal ou empresarial ainda mais eficiente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *