Site para celular é o primeiro pensamento que deve vir à mente ao idealizar sua marca no mundo digital.
Desde a popularização dos smartphones e tablets, a tecnologia móvel deixou de ser coadjuvante e passou a ser protagonista nos modelos de negócios.
Isso aconteceu porque a acessibilidade promovida por essas plataformas mudaram o perfil do consumidor. Hoje, ele está cada vez mais conectado o tempo todo, tem o poder de escolher o conteúdo que quer consumir, é impaciente e muito exigente (pois a oferta é bastante grande) e deixou de ser passivo.
O consumidor, dotado de um novo poder adquirido pela propagação das redes sociais, passou a ditar as regras do jogo: ele quer dar palpites quando novos produtos ou marcas são lançados e sua experiência com tal produto pode levar a marca ao sucesso ou ao fracasso, pois o consumidor faz questão de contar a todos, com detalhes, o que está acontecendo. Muitas empresa estão pensado em como preparar seu site para celular, achando formar diferentes de atingir vários públicos na internet.
A acessibilidade e o Mobile First
A primeira coisa que as empresas devem levar em consideração ao levarem sua marca para o digital é a questão do mobile first. Isso quer dizer que todo o seu conteúdo deve ser ajustado de modo que as principais informações sejam exibidas nos dispositivos móveis.
O Mobile First mudou a tradição no processo de desenvolvimento de sites. O excesso de informação em sites para desktops era muito fácil de ser preenchido. Entender como as pessoas usam os dispositivos móveis, hoje em dia, é fundamental, pois é no contexto de uso que informações são mais relevantes que outras.
Veja este exemplo: a pessoas está dentro do carro, parado em fila dupla, e precisa confirmar o endereço de um restaurante em menos de 10 segundos, ela acessa o site do restaurante e navega até achar o endereço.
Que tipo de experiência este usuário terá se as páginas do site demorarem a carregar até que ela encontre o que procura? Este é um dos conceitos que Mobile First: comece pensado em telas menores oferecendo o estritamente necessário de conteúdo para seu usuário. Não perca tempo com imagens e outros elementos que vão atrapalhar o internauta.
As pessoas passam boa parte de seus tempos conectadas e não pensam duas vezes antes de procurar por algum produto ou serviço online. Portanto, além de um site responsivo, de carregamento fácil e veloz, o conteúdo deve ser relevante para que possa entregar ao cliente exatamente o que ele está procurando.
Outro ponto importante é que quanto mais compartilhado através de backlinks e mencionado pelos usuários, mais bem posicionado nos mecanismos de busca sua página será.
O Conteúdo digital no site para celular
O conteúdo digital é o que vai estabelecer uma conexão de identidade entre empresa e cliente. Relacionamento, conteúdo, apresentação e distribuição são os aspectos que compõe um conteúdo digital relevante e que devem compor o seu site para celular.
O objetivo da tecnologia móvel é justamente dar poder ao cliente a escolher suas opções de consumo: as informações são acessadas a hora que ele quiser, quando ele quiser e de onde ele quiser.
Por isso mesmo, tornou-se cada vez mais importante que as empresas passem a dar a atenção devida aos seus conteúdos e de que maneira eles são entregues aos seus clientes.
Até o buscador mais famoso do mundo, o Google, a partir de 2010, quando o SEO de conteúdo passou a ser critério para o ranqueamento das páginas, passou a se preocupar com o que é entregue ao cliente, pois seu objetivo é ranquear os conteúdos de melhor qualidade e, assim, garantir que o cliente continua a utilizá-lo.
Se o Google tem essa preocupação, sua empresa também deve tê-la! A tecnologia móvel se integrou de uma maneira tão profunda na vida das pessoas que nem mesmo a TV, que liderou o mercado da propaganda por tanto tempo, é soberana.
A tela compartilhada e o site para celular são realidades cada vez mais presentes na vida dos brasileiros: as pessoas assistem à TV com os seus smartphones em punho, consumindo conteúdo digital ao mesmo tempo em que assistem aos seus programas favoritos.
Os novos modelos de negócios também são de tecnologia móvel
Um estudo aponta que a nova geração de empresários passará a realizar acordos comerciais, parcerias, enfim, todo e qualquer negócio por meio das plataformas móveis.
As redes sociais e aplicativos de mensagens como o Whatsapp já estão começando a ser utilizados também com esse fim, mas em um futuro bem próximo será exclusivo para as transações comerciais.
Portanto, é preciso compreender essa tendência e capacitar todos os meios digitais de sua empresa para marcar presença onde o seu público-alvo está, ou seja, online.