taxa de conversão em vendas

A taxa de conversão em vendas é o elemento indicador da eficiência de suas estratégias de marketing.

Com um mercado extremamente competitivo, estabelecer e utilizar estratégias de marketing que resultem no aumento da taxa de conversão em vendas é gratificante, assim como representa o sucesso do seu negócio ante à acirrada concorrência!

Apesar de termos conhecimento de que cada segmento de mercado tem a sua peculiaridade e que inexistem fórmulas mágicas que possam repentinamente aumentar sua taxa de conversão em vendas, possuímos algumas dicas que podem lhe ajudar a alcançar, gradualmente, o resultado esperado.

Confira, abaixo, 12 dicas para melhorar sua taxa de conversão em vendas!

  1. Saia do lugar comum

 Primeiramente, deve-se ter em mente que entregar mais do mesmo não irá destacar sua empresa perante o público-alvo, que procura inovações e ideias “fora da caixinha”, fora da zona de conforto.

A apresentação de inovações, por sua vez, demanda a realização de pesquisas referentes às demandas do público, suas expectativas em relação ao produto ou ao serviço prestado. Portanto, é imprescindível a realização periódica de pesquisas de mercado, o qual está em constante transformação.taxa de conversão em vendas

Outra pesquisa importante a ser feita é em relação à postura de seus concorrentes e quais procedimentos eles realizam de forma diferente ou além daquilo realizado por sua empresa.

Mas, atenção! Apesar de ser importante realizar pesquisas quanto à concorrência, a utilização da criatividade ainda é sua grande aliada. Portanto, não copie, mas procure fazer melhor!

  1. Acredite no seu produto

 É essencial que você conheça a fundo o que seu produto ou serviço oferece, assim como demonstre confiança no potencial dele em alcançar a expectativa do público alvo. 

  1. Tenha clientes de diferentes níveis

 Apesar da importância de definição sobre quem compõe seu público alvo, também se faz interessante investir em estratégias que abarquem o maior número de indivíduos interessados.

Desta forma, é possível que seu produto se torne interessante para públicos de camadas socioeconômicas distintas, multiplicando os leads abarcados por seus produtos ou serviços.

O que se deve ter em mente é que todos os seus clientes, independentemente do nível de consumo, são importantes e devem ser valorizados.

  1. Escute seu público-alvo

 Utilize uma parcela de seu tempo diário para conversar diretamente com seus clientes em potencial.

Deve-se ter em mente que o contato inicial, oferecimento do produto e realização de reuniões, por si só, não é suficiente, de forma que sempre deve ser demonstrado ao cliente em potencial o empenho de esforços na busca de elementos que supram suas necessidades.

Portanto, ao invés de tentar vender a qualquer custo, procure compreender o porquê aquele sujeito procura um serviço ou produto.

A compreensão dos motivos que levam os clientes a procurarem sua empresa leva você a entregar mais do que o esperado e, assim, superar as expectativas de seu público.

  1. Estruture seu funil de vendas

 Cada etapa do funil de vendas demanda a aplicação de uma estratégia diferente para conquistar seu público alvo, de forma que a qualificação de leads se torna essencial.

A partir disso, reflita se as estratégias de seu funil de vendas estão bem estruturadas e, caso não estejam, invista seu tempo nisso.

Somente com um funil de vendas bem estruturado será possível qualificar os seus leads e, assim, pensar em estratégias para melhorar sua taxa de conversão em vendas.

  1. Encare as críticas com maturidade

 Nem só de elogios sobrevive uma empresa. Entretanto, críticas não devem ser encaradas apenas de maneira negativa, como algo que desvaloriza seu produto ou serviço, mas utilizadas como forma de aprimorar o que sua empresa oferece com base na demanda do público-alvo.

É por isso que todos os feedbacks recebidos devem ser valorizados, pois agem como termômetro do público diante de suas necessidades e, ainda, lhe permite analisar se suas estratégias de venda estão dando os resultados desejados.

Portanto, mantenha contato com seu público através de SAC, e- mails e redes sociais, procurando entender o porquê dos comentários negativos e como utilizá-lo para melhorar seu produto ou serviço, assim como estreitar sua relação com seus clientes.

  1. Mantenha seu cliente bem informado

 Quando objetivo é melhorar sua taxa de conversão em vendas é necessário entender que quanto mais informações o cliente receber sobre os produtos ou serviços contratados, maior será o número de vendas.

O número de informações dos produtos ou serviços tende a valorizá-los, pois o público possui conhecimento do que, exatamente, está contratando, de forma que é essencial auxiliar seu cliente a explorar seu produto e desfrutar de todos os benefícios possíveis!

Esclareça como tirar o máximo de proveito de todas as funções do produto, ou todas as vantagens de um serviço e não tenha medo de incentivar seu público a se tornar o porta-voz de sua marca, tornando-o um expert.

  1. Retenha os clientes já conquistados

 É inegável a importância da conquista de novos clientes, porém os clientes já conquistados demandam, igualmente, especial atenção.

Ora, a negociação com um cliente com o qual já foi fechado negócio anteriormente se torna até mais simples do que a conquista de novos clientes, pois aquele já possui conhecimento da estrutura de sua empresa, dos produtos serviços oferecidos e da qualidade da entrega ou execução.

  1. Individualize seu produto

 O diferencial do seu produto sempre deve ser destacado, pois auxilia o público-alvo a determinar as vantagens oferecidas pela sua empresa. É por isso que se faz importante trata-lo como algo único, inimitável pelas demais empresas que atuam no mesmo nicho.

Portanto, valorize sempre seu produto ou serviço como algo especial, focando nas diferenças que ele possui em relação ao oferecido pelos seus concorrentes.

  1. Seja persistente

 O ramo de vendas demanda que haja persistência e foco na venda dos produtos, de forma que você não deve se abalar diante de negativas de negócios ou de pessoas que não têm a capacidade de visualizar o diferencial oferecido pela sua empresa.taxa-de-conversao-persistencia

Neste sentido é importante que a contabilização de “nãos” ao longo da sua jornada sirva como elemento que ajude no desenvolvimento de outras técnicas de vendas e apresentação, e não de forma negativa.

  1. Organize-se!

 A rotina diária de sua empresa é elemento de extrema importância dentre suas estratégias de venda.

Assim, o estabelecimento de prioridades e das atividades desejadas para aquele período (dia, semana ou mês) devem ser priorizados, pois atuam perante o foco e organização da empresa.

Também, deve-se estabelecer uma ordem de atividades necessárias, não permitindo o surgimento de brechas em que atividades são esquecidas ou postergadas em razão de outras que sequer estavam planejadas.

Isto também será importante para sua estratégia de vendas: definir quais as etapas de apresentação do produto ou serviço ao cliente demonstra organização, conhecimento sobre o produto e profissionalismo.

  1. Busque novos clientes 

Por fim, lembre-se sempre de trazer novos clientes à sua empresa! Para tanto, você pode reservar um dia da semana para fazer a prospecção de novos clientes, o que pode ser feito por meio de lista de contatos, indicações e divulgação do produto em nichos diferenciados.

Lembre-se, esta busca por novos clientes deve ser constante, realizada ao menos uma vez por semana, constituindo parte da rotina de sua empresa.

Esperamos que essas dicas lhe auxiliem no aumento das taxas de vendas e na fixação de seu produto ou serviço perante o mercado, permitindo que ele figure como uma marca que inspire confiança aos clientes e futuros clientes!

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