Pokémon GO para empresasO Pokémon Go é a febre do momento e está perto de superar o número de usuários diários no Twitter e no tempo médio gasto no aplicativo do Facebook. Muitas empresas estão se dando conta que podem tirar proveito desta nova ferramenta de Marketing, isto é, a Realidade virtual aumentada e de gamificação.

Neste artigo, você vai descobrir como você pode impulsionar o engajamento da mídia social de sua empresa com Pokémon Go. Descubra cinco maneiras de usar Pokémon para impulsionar o seu negócio.

# 1. Pedir um PokéStop para o seu negócio

Seu primeiro trabalho é usar o formulário de solicitação para obter PokéStop ou ginásio para o seu negócio. O PokéStop vai aparecer no mapa do jogador Pokémon Go como um lugar para capturar Pokémons especiais, ovos e outras guloseimas. No jogo eles estão marcados por um cubo azul no mapa.

Nota: Neste momento o site nianticlabs.com informa que:  ” atualmente não está aceitando solicitações de novos PokéStops ou ginásios .” Se isto é uma alteração temporária ou permanente, você ainda pode usar as outras dicas a seguir.

Um PokéStop é marcado com um cubo azul.
Um PokéStop é marcado com um cubo azul.
pokemon go PokeStop cubo azul - estabelecimento comercial
Pókemom Go para empresas

 

Quando os usuários clicam no seu PokéStop, eles vão ver as informações sobre o seu negócio.

Os Ginásios são lugares aonde os jogadores vão para a batalha junto com outros jogadores com o seu Pokémon. Estes são normalmente reservados para parques, shoppings e áreas maiores, onde as pessoas podem se reunir. Para pequenas empresas a melhor opção é ter um PokéStop.

# 2. Convidar as pessoas a jogar no seu negócio

Seu seguinte passo para impulsionar o engajamento de mídia social através de Pokémon Go é fazer com que os jogadores joguem no seu estabelecimento.

Seja criativo, use seus canais sociais para convidar pessoas para virem jogar em sua empresa.  Monroe Bank & Trust é um bom exemplo, a qual transformou o jogo em um concurso com premiação. Só não se esqueça de seguir as regras de cada rede social, tipo a política de concurso ou sorteio do  Facebook .

Convide seus seguidores de mídia social para jogar Pokémon no seu negócio.
Convide seus seguidores de mídia social para jogar Pokémon no seu negócio.

Prepare um espaço da empresa para os jogadores e faça um convite nas mídias sociais para engajar seu público e clientes locais.

# 3. Oferecer estações de carregamento e Wi-Fi

Se você quer jogadores Pokémon GO jogando no seu negócio, há duas coisas vitais que você precisa ter: Wi-Fi e estações de carregamento de baterias. Use seus canais sociais e sinalização no seu estabelecimento para dar ênfase a estes suportes que você oferece aos jogadores.

Banners na fachada da loja podem ser uma forma simples de chamar a atenção. Prepare um local onde o jogador possa carregar a bateria de seu dispositivo móvel, e ofereça  folders, cartão de visitas e banners de seus produtos e serviços neste local.

Usar a mídia social e sinalização para que as pessoas saibam que a sua empresa oferece estações de carregamento e acesso Wi-Fi gratuito.
Usar a mídia social e sinalização para que as pessoas saibam que a sua empresa oferece estações de carregamento e acesso Wi-Fi gratuito.

Outra estratégia é usar um WI-FI check-in no Facebook. A Intelbras ( http://www.intelbras.com.br/noticia/conheca-o-roteador-que-libera-wi-fi-com-check-in-no-facebook )  tem um case muito interessante que você pode usar casado com a estratégia do Pokemon GO. O aparelho (Roteador Wireless Intelbras Hotspot 300) custa em torno de 350 reais.

# 4. Peça aos jogadores para marcar as suas fotos e vídeos

Para certificar-se de que sua empresa está recebendo alguma exposição social, peça aos jogadores para que eles compartilhem suas fotos e vídeos favoritas do Pokémon capturado na sua empresa e para que eles marquem o nome de seu negócio no post publicado.

pokemon go ação mídia social
Peça aos jogadores para compartilhar as fotos de Pokémon que são capturados próximo da sua empresa.

Dependendo de qual rede social eles compartilham, os jogadores podem marcar seu negócio no post ou marcar o local onde eles estavam jogando. É a melhor forma de aumentar o engajamento nas mídias sociais entre os jogadores e divulgar sua empresa.

Tenha o cuidado de monitorar o público, agradecer as postagens e interagir com seus clientes e fãs!

# 5. Encorajar os jogadores a dar check-in enquanto jogam

Outra forma de aumentar o seu engajamento social é incentivar os jogadores a que eles façam check-in no Facebook e em outras mídias sociais durante o jogo. Com esta ação espera-se que outros jogadores venham para o seu negócio, aumentando os comentários em sua página no Facebook .

Encorajar os jogadores a dar check-in no seu negócio.
Encorajar os jogadores a dar check-in no seu negócio.

Bônus: Use o Lure Module e Incense

Use estes dois recursos: Lure Module (Pokelure) e Incense para atrair mais quantidades de pokémons em seu estabelecimento comercial, jogadores e quem sabe, novos clientes. Cada um deles funciona de uma maneira diferente: Lure Module servem para que monstrinhos de bolso apareçam em um local fixo (chamado PokéStop – cubo azul) e todos os jogadores são beneficiados, enquanto o Incense atrai Pókemon apenas para você, e pode ser usado em qualquer lugar do mapa. Para adquirir estes recursos você precisa ter o dinheiro do jogo que são os PokéCoins, ou ir passando de fase até conseguir estes prêmios. Para cada 100 PokéCoins custa R$ 3,19 e pode ser comprado na loja da APP.

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Conclusão

Como você pode ver, Pokémon Go tem um grande potencial para as empresas de comercialização local. A realidade aumentada e a gamificação tem aplicações muito úteis no ambiente corporativo. É tudo uma questão de criar estratégias e oferecer suporte ao jogo dentro de seu estabelecimento comercial. Com isso mais clientes vão divulgar sua empresa nas mídias sociais e em outros canais de comunicação,  e assim o engajamento da marca e faturamento de vendas podem aumentar.

Fica um alerta: Pokémon Go está anunciando planos pagos que oferecem publicidade comercial, o que pode acabar com a gratuidade dos pedidos para PokéStops e Ginásios, uma vez que a intenção dos produtores do jogo é faturar com publicidade. Se você não conseguir grátis um PokéStop em seu negócio, você ainda pode usar o resto das táticas acima.

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